sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EU SOU - UM LIVRO DE PSIQUIATRIA AMBULANTE?




Sob solicitação de gente de “convicções mala-sem-alça”; mas que eu aprendi a gostar; vamos brincar de novo de maluco-beleza; e voltar a falar de:
ALGUNS TIPOS DE PERSONALIDADE DA ATUALIDADE.

Para que possamos nos diagnosticar antes que alguém o faça e nos meta numa camisa de força química tipo lutador: faixa preta, azul, branca, ou cor de rosinha.

Muitos que se ofenderam com a antiga colocação que fiz a respeito da nossa querida Gaia representar um planeta prisão e hospício; uma espécie de manicômio judiciário cósmico; estão sendo obrigados a parar para repensar suas antigas convicções e até seu sistema de crenças; tantos são os casos na sua vida de depressão; angústia; pânico, tentativas bem ou mal sucedidas de suicídio; desânimo; falta de objetivos de vida...

O desfecho para definir quem vai se curar ou será internado noutro; já que este vai ser “desativado”; continua sendo inevitável.

A velocidade com que os fatos se sucedem põe a descoberto, nossa falta de integração psicológica; e, rapidamente nos apresentamos no dia a dia de maneira cada vez mais clara; como neuróticos; psicóticos ou personalidade psicopata, ao mesmo tempo; depende dos estímulos a que estivermos submetidos; isso está começando a nos assustar tanto na intimidade quanto na vida de relações:
Eu não era assim!
Nossa não esperava isso de fulano!
Eu era uma pessoa tão calma; mas hoje sou nervoso, agressivo!

Para conquistar o equilíbrio íntimo, não custa nada conhecer as características de cada tipo: neuróticos, personalidades psicopatas, psicóticos, esquizofrênicos e outras novas denominações para os malucos da evolução.
Embora a complexidade para conceituar a divisão da doença mental seja grande; e definir limites precisos é quase impossível; desta forma: existirão neuróticos com grandes sofrimentos e psicóticos suportando razoavelmente as suas deficiências; pois o grau de intensidade e severidade dos sintomas vai do neurótico á personalidade psicopata e, finaliza no psicótico e no esquizofrênico em suas várias formas de expressão.
Conforme está colocado em nosso novo livro a ser lançado pela EBM - www.ebmeditora.com.br

EU SOU – é a chave do continuar aqui e um dia destes receber alta; pois: O conhecimento de nós mesmos é tudo.

Características diferenciais quanto à elaboração psíquica, relacionamento com o meio e comportamento do ego podem facilitar nossa tarefa de progredir.
Com treino dá para perceber, se nosso comportamento, assemelha-se mais ao do neurótico, á personalidade psicopata ou ao psicótico; embora, se estivermos vivendo um surto psicótico jamais o admitamos.

Vamos começar brincando de estudar o perfil básico da maioria; ou os normais:

Neuróticos.
Inseguros; em conflito; medrosos; ansiosos; ajustados ao meio; com boa elaboração psíquica - acha o neurótico que deve lutar antes de cooperar; é um ser competitivo que vive em conflito consigo mesmo e com o ambiente.
Mas, estão mais próximos da cura que os outros; pois de alguma forma já procuram tratamento por terem consciência das suas dificuldades.
Dica:
Neuróticos procuram tratamento de psicoterapia ou revisam sem sistema de crenças – psicóticos acham tudo isso uma tremenda bobagem...

As neuroses são consideradas segundo a cada vez mais esquizofrênica ciência: reações vivenciais “anormais” (coisa de maluco: neuróticos; ou principalmente psicóticos ditando regras) onde nem sempre, são visíveis e palpáveis as situações desencadeantes.

EU SOU!
Para facilitar o diagnóstico de nós mesmos (único confiável e duradouro) é indício de inteligência; avaliar as nossas:

Crises neuróticas:

Não agüento mais!
Tô no fim da picada!
Não consigo dormir, evacuar; parar de comer; engordar; emagrecer...

Elas, as malditas crises de descobrir quem EU SOU, ocorrem pelo acúmulo de pequenos desequilíbrios de personalidade como: o esgotamento nervoso e o estresse. Todos esses casos de peripaques existenciais são crises de personalidades em desajuste.

Alguns dos incontáveis tipos de neuroses:

Não vou entrar em detalhes; pois a maioria dos neuróticos está por aqui Oh!...; de saber o que é vero.
Vamos apenas distribuir carapuças: cada um que ache as suas – para chegar ao EU SOU. – marco inicial da cura.

Mais do que resumidamente – destrinchar o assunto vai depender dos interessados.

Neurose de angústia (ansiedade permanente).
Neurose fóbica (focaliza um objeto ou situação).
Neurose histérica (conduz à somatização).
Neurose obsessiva (obsessão no sentido psiquiátrico).
Neurastenia (cansaço crônico, com posterior somatização). Hipocondria (preocupação exagerada com órgão e funções). Depressões reativas (estado de profundo abatimento com pessimismo, desinteresse, idéias fixas e sentimento de culpa).
Auto - obsessão (indivíduos que vivem voltados para si mesmos; preocupam-se em excesso com a saúde ou fatos corriqueiros da vida. Sofrem por inúmeras coisas. O doente constrói para si um mundo mental divergente; povoado de idéias fortes e mórbidas, que se tornam fixas ou de concepções abstratas, fantasiosas que se sobrepõem à razão, distanciando-o da realidade ambiental). Encontra-se muitas vezes a auto - obsessão vinculada à consciência de culpa; ás vezes o indivíduo até já foi perdoado por sua vítima.

O que realmente importa é chegar ao EU SOU!

Pois, habitualmente nós somos capazes de perceber no outro; atitudes neuróticas – além disso: psicóticos e Cia; e os em pior situação na escala da evolução: é quase impossível.

Difícil é observar o próprio comportamento; é preciso treinamento constante para chegar ao EU SOU.

A continuidade do bate papo depende do interesse dos neuróticos da pantão...
aos psicóticos assumidos e outros: boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário