sábado, 19 de março de 2011

TERREMOTO ÍNTIMO Á VISTA – FIM DOS MECANISMOS DE CONTENÇÃO

Estamos a caminho da sanidade pessoal e coletiva; claro que para os sobreviventes do expurgo em andamento nesta fase de transição planetária. Manter um mínimo de domínio mental, emocional e afetivo é suficiente para que tenhamos alta deste manicômio estelar.

Somos neuróticos por natureza pessoal e coletiva.
A base da neurose é a competição; inegável que fomos criados para sermos neuróticos – mas nosso lado psicótico assume uma importância muito grande na atualidade, e exige uma atenção maior; pois, é um distúrbio evolutivo mais grave e cerceador da evolução.

A contenção ou camuflagem é uma atitude psicótica por excelência:

Aprendemos ao longo da vida a conter impulsos, tendências; sem resolução; pura maquiagem.
Exemplo: a criança egocêntrica e exigente, à medida que é educada e cresce exterioriza a imagem de adulto educado no trabalho com os superiores ou clientes, embora seja um tirano com os subordinados e familiares; até que um dia...

Feito um tsunami, a crise interna e social é eminente, pois:
O aumento dos estímulos do momento atual desarticula essas contenções que nos enganam. Porque nos contemos quando provocados em nossa agressividade, imaginamos ser uma pessoa calma; até que uma ou várias situações deixam a descoberto que ainda somos irritados e agressivos; daí, nós ficamos assustados e espantamos os que imaginavam nos conhecer...
Mas, neste momento de extrema aceleração em todos os sentidos ouve-se muito: “eu era calmo; mas hoje sou nervoso, irritado após tal acontecimento...” Essa interpretação é um equívoco; na verdade o “tal acontecimento” apenas gerou um abalo, pondo a descoberto, a criatura nervosa e irritada que sempre foi.

O apocalipse é primeiro individual:

A situação atual é dramática e finalizadora; passamos a correr risco de vida acelerado; pois, a qualquer momento o desencarne vai acontecer sem depender de avisos (doenças) nem de idade; o hipercontrole é um produtor de estresse e futuro gatilho detonador de uma crise aguda e extrema de maturação; nunca vista neste mundo; pois a cada acelerado momento, o equilíbrio provisório (contenção) será abalado por um novo acontecimento e assim sucessiva e, ciclicamente até que, a evolução deixe de ser passiva e passe a ser ativa, racional, inteligente, criativa.
Quando os mecanismos de contenção são desarticulados há somatização. Uma gastrite aguda, por exemplo, surge num indivíduo irritável, colérico; mas medroso; quando intensamente contrariado nos seus interesses.
Remédios e tratamentos com o foco atual não vão ajudar em nada; ao contrário; vão agravar.
Os remédios não farão mais efeito.
Observem em si mesmos e nos em torno.

A solução é acelerar o processo sob controle.
Diagnóstico de si mesmo.
Reforma da personalidade.
Continua.
Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário