domingo, 20 de março de 2011

BEM AVENTURADOS OS AFLITOS – A REFORMA ÍNTIMA PODE ADOECER

Sábio Jesus, quando nos avisou que a reforma íntima pode adoecer, como Mestre cansou de afirmar que cada coisa tem seu momento; que a evolução não dá saltos; pois, implica em educação que, é aprender aventurando-se a errar e acertar.

Se eu descubro que sou intolerante, agressivo e impaciente; não basta interpretar essa conduta como inadequada e tentar erradicá-la; nesse primeiro momento o da percepção; eu desencadeio uma crise interna cujo atrito entre impulsos e tendências versus a consciência ética em desenvolvimento, vai gerar somatizações, quase que inevitavelmente.

Tudo a seu tempo.
Se já consigo perceber a inconveniência de agredir meu semelhante quando meus interesses são contrariados; mesmo que ao conter-me transfira a energia negativa ao meu próprio corpo físico: estômago, fígado, pele, coração...; Antes isso; pois não dependo do perdão do outro; no futuro.

Fí-lo porque quis.
A reestruturação da personalidade pode e deve ser feita sem sofrimento; uma forma simples é fazer um levantamento das qualidades que ainda não possuímos e desenvolvê-las com alegria e prazer ao invés de brigarmos com os defeitos; pois naturalmente as qualidades irão sobrepujando os defeitos.
Briga nem interna. Copiemos a natureza que adota sempre o caminho simples, fácil, eficiente.

Cuidado com o complexo de vítima: adoeci porque estou tentando me tornar uma pessoa melhor...

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário