sexta-feira, 16 de março de 2012

VAI COMEÇAR A TEMPORADA DAS ITES





Cuidado:
Sabe aquilo que você acha que é uma gripe atrás da outra?
- Não é!
– É uma crise rinite ou rinosinusite que costuma ser crônica; tão crônica que algumas pessoas chamadas de atópicas já nascem alérgicas e vão morrer disso; claro que com a ajuda dos efeitos colaterais dos tratamentos que não são tratamentos de fato; apenas a popular “garibada” na saúde.

Cuidado com o abuso no uso de medicamentos sintomáticos (aqueles que apenas aliviam os sintomas que logo retornam bem mais fortes; efeito rebote). Na atualidade em pleno começo de colheita do que plantamos na forma de viver sob a batuta do estresse crônico alguns remédios trazem sérios perigos como os antigripais 3 em 1; corticoesteróides (são indutores de diabete, dão uma fome dos diabos e tornam pessoas tipo mala sem alça mais irritadiças do que costumam ser); os vasoconstritores nasais, os populares desentupidores de nariz não ficam a deve podem levar muita gente á UTI com sérios problemas cardíacos; e etc.

Melhor prevenir do que remediar diz o velho deitado.

Algumas dicas:

Limpeza é bom e todo mundo gosta até os ácaros e fungos (porém é preciso definir o que é limpeza; pois alguns produtos ditos limpadores; são piores do que os agentes que dizem combater).
- Fora aqueles cuidados básicos com a simplicidade no quarto de dormir.
- O outono está batendo á porta e a chegada da primeira frente fria sem aviso prévio; daí nós vamos ao armário e pegamos agasalhos e apetrechos de cama lotados de zilhões de fungos e ácaros e daí em diante é o ano inteiro achando que tá gripado. Como o seguro morreu de velho é melhor começar a reciclar a limpeza dos apetrechos de outono inverno: lavar, colocar no sol. Se tiver coragem arranque portas dos armários ou as deixe sempre abertas; pois poeira sai com lavagem simples; ácaro e fungo não. Jamais guarde roupas e outros apetrechos de vestimenta em sacos plásticos: é tudo que os bichinhos querem para fazer a festa das ites.

Mudar a dieta de acordo com a estação é fundamental.
É hora de aumentar o consumo de alimentos que fluidificam o muco e tem ação no trato respiratório e nas mucosas. E é hora de eliminar os que produzem muco adoidado como leite, produtos lácteos, suco de laranja e etc.

A intenção deste bate papo é alertar para uma coisa simples:

POEIRA É APENAS ALIMENTO PARA OS VERDADEIROS AGENTES DAS ITES: FUNGOS E ÁCAROS.

Claro que nossos amigos quase invisíveis são apenas uma parte do problema das ITES; sem dúvida que o grande problema é a nossa, quase eterna, preguiça de pensar.
Mas para quebrar melhor o galho sem efeitos colaterais:
Retire a comida do bicho; torne difícil sua vida e reprodução.

A intenção básica é proteger as crianças da falta de reflexão dos adultos.
Mas:
O amigo já colocou na ponta do lápis quanto gasta para tapar o sol com a peneira dos remédios?

Melhor parar por aqui; pois para quem vive; melhor: sobrevive ás custas da doença; educar é prejuízo na certa...

Será?

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário