quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

COLESTEROL E TRANSFORMAÇÃO INTERIOR



A vida escreve torto por linhas tortas; mas no fim tudo acaba dando certo. A gente consegue decifrar os garranchos existenciais e até se diverte.

Nosso assunto de hoje: Colesterol.

Ele virou coqueluche; artigo de marketing de primeira para vender produtos industrializados; top de linha nas preocupações de muitas pessoas – motivo de angústia ou de sensação de bem sucedido; ativa até a inveja das pessoas: Nossa eu que me cuido tão bem; estou com o colesterol ruim lá em cima e o cunhado que não está nem aí; está com o colesterol bom!

Meu Deus - Estou com colesterol!
Claro; se não o tivesse estaria morto.
Graças a Deus meu colesterol está bem baixo!
Perigo; pois o colesterol é extremamente importante na manutenção da vida.

Qualquer pessoa que tenha a curiosidade de saber o que é e quais as funções do colesterol; mesmo que de forma superficial; pode se divertir á beça com o besteirol que se diz a respeito do colesterol.

O fato é que ele ficou na moda e atende a muitos interesses.
Está naturalmente em níveis mais altos do que antigamente; devido a vários aspectos da vida moderna: sedentarismo; dieta inadequada; estresse crônico.

Algumas informações são neglicenciadas; pois não interessam a ninguém; nem pacientes ou a curadores.

Oitenta por cento do colesterol é produzido pelo próprio organismo; especialmente pelo fígado; apenas em torno de vinte por cento vem da alimentação.
É comum associarmos a idéia de colesterol alto apenas a sobrepeso ou ao DNA; conforme já colocamos em alguns artigos á disposição no http://americocanhoto.blogspot.com – ele tem uma relação estreita e importante com o estresse crônico e o conhecimento de nós mesmos que pode nos levar á mudança da personalidade.

Recordando:
O estresse crônico é uma mentira continuada que a mente prega ao corpo: um bicho vai te pegar! Mas que bicho é esse? – Não tenho isso; não consegui aquilo; vou ser assaltado; ficar desempregado; não vai dar tempo – o entretenimento atual é um desastre orgânico; pois quando assisto a um filme, jogo, noticiário, jogo um videogame; meu corpo não tem como saber que é ilusão e reage como se fosse verdade; ativando o instinto de sobrevivência – nessas situações, o colesterol é produzido em maior quantidade para gerar energia adicional para matarmos o bicho ou dar no pé; mas como é mentira; o colesterol produzido a mais vai ficar passeando na circulação...

O aumento do colesterol tem uma relação interessante com a personalidade; quanto mais: autoritária; controladora; manipuladora; invejosa; perfeccionista.... seja a pessoa; mais colesterol ela vai produzir – pois mais nessas condições gastamos mais energia para resolver situações até simples – nos estressamos mais.

Em tempo:
Tomar drogas para controlar o colesterol é encrenca das boas para o futuro – claro que cada caso é um caso; mas, quem deixa de fazer sua parte: mudança de hábitos e conhecimento de si mesmo seguido de tentativa de mudança aumenta o grau de responsabilidade com relação ao suicídio não consciente.
O caminho para resolver de vez e adequar os níveis de colesterol também passa pela reforma interior.

Como a vida escreve torto por linhas tortas; o divertido nessa estória de colesterol alto é que o resultado dos exames convida as pessoas á mudança de hábitos – mesmo que seja só para atender aos vinte por cento relacionados com a dieta e ao pouco mais com a atividade física.

A vida é divertida; pois, para quem o desejar, até o colesterol serve como agente de autoconhecimento e de transformação interior.

Remédios?
Paciência, tolerância, flexibilidade, cuidar da própria vida...; são santos remédios.

Contra-indicações?
Altos níveis de orgulho e egoísmo podem causar ligeiros mal estar.

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário