terça-feira, 2 de novembro de 2010

INTERATIVIDADE ACELERADA – DESLIGUE-SE



De certa forma nós nos “contaminamos” uns aos outros mediante a interação contínua. A propiciada pelos artefatos de última geração da mídia está levando as mentes mais pobres em raciocínio à loucura, da angústia, depressão, pânico.

Inevitável, pois:
Nossas experiências; quer queiramos; quer percebamos ou não, sempre estão sendo compartilhadas com outras pessoas; também, quer elas queiram, saibam ou não; algumas estão sendo até censuradas pela cultura, sistemas políticos e religião.

Em virtude da nossa mente empobrecida:
A qualidade de nossa soberania emocional ainda é precária.
Se alguém que faz parte de meu universo afetivo está com problemas, sempre vai acabar sobrando para minha pessoa, e vice versa.

Viver como seres humanos de fato; está cada vez mais difícil para a maioria; pois, se não bastasse a nossa falta de preparo para lidar com as experiências que nos procuram no dia a dia, na forma de bumerangues (lei de causa e efeito) que retornam; ainda temos que participar das vivências das outras pessoas num ritmo alucinante.
Algumas delas nunca ouvimos falar nem sabemos quem são; elas simplesmente entram na nossa vida através dos sentidos; e de certa forma afetam nosso sistema emocional através da mídia.
Essa avalanche de interações está sendo propiciada pelas novas tecnologias incorporadas ao sistema de divulgar informações; que tornam o sistema quase que instantâneo. Somos atingidos de pronto pelas mais variadas notícias a respeito de situações que ocorrem com outras pessoas em qualquer canto do mundo; com algumas delas; pela repetição criamos até sintonia e afinidade; não é raro que nos emocionemos ou soframos com ela e por elas.

Para algumas pessoas o processo começa a tornar-se crítico; pois, a velocidade e o volume de informações que nos atinge; aumenta em progressão geométrica; ao passo que nossas capacidades de discernir aumentam em progressão aritmética; daí, a defasagem é enorme. Isso cria além de distúrbios psicológicos e afetivos; uma perigosa sensação de inadaptação ou de ficar para trás.

Aprender a regular o fluxo de informações é atitude necessária e saudável; para não despertar distúrbios antes adormecidos em nossa personalidade: psicose, esquizofrenia, medo e ansiedade doentios...; além de perda grave de Atenção, memória; cansaço crônico, esgotamento.

Desligue-se se for capaz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário