sábado, 21 de agosto de 2010

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA

Não apenas nestas bandas; mas, no mundo inteiro, os mandatários adoram criar datas festivas e prestar homenagens.
Mas, não se lembraram de homenagear um dos nossos mais importantes órgãos de expressão na vida em 3D: a língua – um órgão tipo bom bril ou coca cola – tem mil e uma utilidades.
Apenas dia 21 de fevereiro comemora-se o dia internacional da língua materna – mas, o dia da língua, língua que é bom nada.

Órgão multifuncional:
Dentre elas, a principal é a de Porteiro da Espiritualidade – através da linguagem, é meio que, chave do céu ou do inferno. Cuidado com a postura tipo: língua afiada; língua de trapo.

A língua também é o gerente da expressão da vida física.

Segundo a tradicional medicina chinesa:
Ela mostra nossos segredos; e expressa nossa saúde; pois, cada uma de suas partes está ligada ao pâncreas, coração, fígado e rins.
O aspecto saudável da língua é cor-de-rosa, larga, arredondada, e com uma capa fina e úmida sobre toda a superfície.
Rachada ao meio indica problemas no fígado e baço; mais profunda sinaliza problemas no coração.
Uma capa amarelada indica funcionamento inadequado do fígado, vesícula biliar e pâncreas.
A cor avermelhada indica a presença de úlceras, câncer ou tumores no aparelho digestivo.
Língua esbranquiçada indica excesso de muco no estômago.
Uma capa branca, pegajosa, parecendo mofo relaciona-se a problemas, no estômago, intestinos e possível infecção de vias respiratórias.
A dificuldade para colocá-la para fora de forma reta ou se estiver trêmula indica problemas no sistema nervoso e cérebro.
Língua amarelada, olhos vermelhos, mãos quentes, pés frios revelam infecção intestinal e desidratação.
Muco acinzentado revela perda de líquidos corporais e doenças renais.
Pouco muco ou avermelhado avisam sobre febre intestinal, diabetes, constipação intestinal.
Língua muito clara sinaliza também infecção renal.
Ponta da língua avermelhada indica problemas cardíacos; se a ponta do nariz também estiver avermelhada há insuficiência cardíaca.
Língua inchada que não cabe entre os dentes avisa da presença de vermes. Persistindo indica insuficiência cardíaca congestiva.
Língua acinzentada e muitos gases indicam derrame cerebral.
Mulheres grávidas com língua arroxeada ou violeta indicam morte do feto.

Outros papéis da língua:

A gustação.
Através das informações sensoriais são enviados estímulos para regular a produção da saliva – um dos agentes principais da digestão – Gustação e olfato funcionam ou deveriam funcionar em sincronia – na atualidade a epidemia de rinite faz com que muitas pessoas sofram uma diminuição do olfato comprometendo o paladar; já afetado pelo excesso de produtos químicos dos alimentos.
Cada área da língua está relacionada á percepção de um tipo de sabor – doce, as células ficam localizadas na região da ponta da língua num formato de monte. – Sabor salgado, também na ponta da língua; mas com formato em ferradura. – Sabor ácido, as papilas localizam-se nos dois lados da lateral da língua – Sabor amargo – as papilas localizam-se próximo da parte final da língua numa forma de bumerangue.

Na fonação.
O posicionamento da língua na cavidade oral influencia na ressonância.

Sexualidade.
Sendo um órgão sensorial, tem sua importância nas preliminares como o beijo e outras.

Micos da língua: pagar a língua – língua afiada – língua de trapo – língua mole – língua suja - língua grande - língua cascuda - o peixe morre pela boca, etc.

Todos os dias; observa tua língua, logo ao acordar.
Se alterada.
Analisa o que vens engolindo.
Presta atenção ás emoções e sentimentos em jogo e á forma como vens te comportando. Cuidado com palavras ácidas ou ferinas; maledicência; calúnia; mentira. Os sentimentos da inveja, mágoa e ressentimento afetam rapidamente a língua – e os órgão a que estiverem ligados energeticamente. Cuidado com as emoções tipo: ansiedade e medo – uma afeta o estômago, fígado e pâncreas e a outra vai direto ao rim – a marca disso ficará na língua.

Esperamos ver no calendário o dia da língua – ao menos para que prestemos mais atenção a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário