sábado, 8 de setembro de 2012



NEURÓTICO EU?

Se alguém me chamar de neurótico ainda fico bravo.
Mas o que é ser ou estar neurótico?

Vamos ver se eu me encaixo em algumas das características da neura.

Tipos de neuroses:
Neurose de angústia (ansiedade permanente).
Neurose fóbica (focaliza um objeto ou situação).
Neurose histérica (conduz à somatização).
Neurose obsessiva (obsessão no sentido psiquiátrico).
Neurastenia (cansaço crônico, com posterior somatização).
Hipocondria (preocupação exagerada com órgão e funções).
Depressões reativas (estado de profundo abatimento com pessimismo, desinteresse, idéias fixas e sentimento de culpa).
Auto - obsessão (indivíduos que vivem voltados para si mesmos; preocupam-se em excesso com a saúde ou fatos corriqueiros da vida. Sofrem por inúmeras coisas. No caso da doença: o doente constrói para si um mundo mental divergente, povoado de idéias fortes e mórbidas; que se tornam fixas ou de concepções abstratas, fantasiosas que se sobrepõem à razão, distanciando-o da realidade ambiental).
Encontra-se muitas vezes a auto - obsessão vinculada à consciência de culpa; as vezes o indivíduo até já foi perdoado por sua vítima.
Habitualmente somos capazes de perceber, nos outros, atitudes neuróticas; difícil é observar o próprio comportamento; é preciso treinamento constante.

Meu dia a dia contemporâneo:

É uma sucessão de crises neuróticas:
Ocorre pelo acúmulo de pequenos desequilíbrios de personalidade como:
O esgotamento nervoso e o estresse.

Todos os casos são crises de personalidades em desajuste.

Ainda bem que não sofro disso!

Peraí:

Sou esquizofrênico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário