sábado, 30 de janeiro de 2010

MASTIGAÇÃO DEFICIENTE

Pressa ou preguiça?
De quem? Das crianças ou dos pais?

Na apressada vida contemporânea; na época de introduzir a comida sólida o adulto tritura no liquidificador ou passa o alimento no processador para que a criança coma mais e, bem rápido; isso gera problemas de lenta resolução.
Ela acomoda-se à consistência; e depois, não aceita mastigar, futuramente surgem os problemas de dentição e respiração, e, ela vai precisar de ajuda para a correção ortodôntica e de fonoaudiologia; bem prolongada.

Alguns outros erros comuns causam doenças: criança que mama deitada pode desenvolver otites de repetição; que mama dormindo perde rapidamente a dentição com cáries graves; a que regurgita quase sempre ingere mais alimento do que pede suas necessidades; isso na ausência de lesões anatômicas.

Mastigar mal dá gastrite?
A má mastigação também leva a comer demais; mastigar é iniciar a digestão triturando o alimento sob a ação de enzimas digestivas contidas na saliva; fazê-lo mal sobrecarrega o estômago o que contribui para a formação de úlceras e gastrites.

Mastigar mal engorda?
O combate à obesidade deve começar pela forma correta de mastigar, com isso consegue-se reduzir quase a metade a quantidade de alimento ingerido; mastigar de forma correta é condição essencial para iniciar um processo de reeducação alimentar, em média, nós mastigamos quatro a cinco vezes; quando o ideal é de no mínimo vinte e cinco a trinta vezes.

Mastigar pouco e mal é uma das causas importantes de maior incidência de cáries – tudo que não se usa estraga. Na mente, vidinha de ratinho de laboratório termina em Alzheimer ou Parkinson – preguiça de usar o corpo acaba em artrite, artrose – e assim sucessivamente...

Dica:
Vai começar um processo de reeducação alimentar? – Mande fazer uma plaquinha de acrílico e toda vez que for comer, ponha na sua frente:

NÃO ESQUEÇA DE MASTIGAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário